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BPC 2025: entenda as mudanças que podem afetar seu benefício; elas estão aí

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos principais programas de assistência social do Brasil, destinado a idosos e pessoas com deficiência que comprovam baixa renda.

Mas, em 2025, o BPC sofreu mudanças profundas com a Lei nº 15.077/24, que visa aumentar a transparência, reduzir fraudes e garantir que o recurso público chegue de fato aos mais necessitados.

Apesar das boas intenções, essas mudanças exigem atenção redobrada dos beneficiários para que não corram o risco de perder o benefício, que garante um salário mínimo mensal (R$ 1.518 em 2025).

Muitas das alterações envolvem novos procedimentos de cadastramento, atualizações periódicas e maior rigor no cruzamento de dados governamentais. Mas afinal, o que mudou? E como você pode manter o seu direito ativo?

Neste texto, explicamos o que mudou no BPC, quem tem direito, como realizar o cadastro biométrico obrigatório, as consequências de não cumprir as regras e ainda orientações para quem pretende solicitar o benefício pela primeira vez.

Há mudanças confirmadas no BPC, mas muitos beneficiários não estão a par de tudo o que é preciso saber; entenda agora.
Há mudanças confirmadas no BPC, mas muitos beneficiários não estão a par de tudo o que é preciso saber; entenda agora – Foto: Jeane de Oliveira / Procred360.

As principais mudanças no BPC que você precisa conhecer

A principal novidade da nova lei é a obrigatoriedade do cadastramento biométrico para todos os beneficiários, inclusive para quem já recebe o benefício.

Ou seja, não basta mais ter o benefício ativo: é preciso fazer a atualização presencial, com coleta de impressões digitais, foto facial e verificação digital da identidade nas agências do INSS ou postos conveniados, mediante agendamento.

Essa medida tem o objetivo de prevenir fraudes como cadastros duplicados e uso indevido de documentos de pessoas falecidas. Mas, apesar de necessária, pode representar um desafio para idosos ou pessoas com deficiência que moram em áreas remotas, onde o acesso às agências é mais difícil.

Outro ponto fundamental é a redução no intervalo para atualização do CadÚnico — agora a cada dois anos, em vez de quatro.

O Cadastro Único é a principal ferramenta para avaliação da renda e composição familiar, e essa atualização poderá ser feita presencialmente nos CRAS, via aplicativo (em breve com funcionalidade para renovação) ou com apoio dos assistentes sociais nas prefeituras.

Além disso, a nova lei exclui a renda de cônjuges que não residem com o beneficiário no cálculo da renda familiar per capita.

Essa alteração atende a situações reais como separações informais, abandono ou mudanças de endereço, evitando a negação injusta do benefício por considerar renda que não compõe o núcleo familiar efetivo.

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Quem continua tendo direito ao BPC em 2025 e como solicitar

O BPC continua sendo destinado a dois grupos principais: idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem impedimentos para participação plena na sociedade e baixa renda.

Para ambos, a renda familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo (R$ 379,50 em 2025), além da inscrição atualizada no CadÚnico.

Para pessoas com deficiência, além da comprovação social, será necessária avaliação médica realizada pelo INSS. Já para idosos, basta comprovar a idade mínima e os critérios de renda.

A solicitação do benefício pode ser feita pelo portal ou aplicativo Meu INSS, com agendamento para atendimento e envio de documentos digitalizados. Para quem está solicitando pela primeira vez, é fundamental estar inscrito no CadÚnico e manter os dados atualizados.

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É importante destacar que o BPC não garante 13º salário, nem gera direito a pensão por morte. Porém, quem recebe o benefício pode ter acesso a outros auxílios, como tarifa social de energia elétrica e prioridade em programas sociais.

As consequências da não atualização e dicas para manter seu benefício ativo

O não cumprimento das novas regras pode levar a penalidades graves, como suspensão temporária do pagamento, bloqueio por até 60 dias e até cancelamento definitivo do benefício. Além disso, caso seja detectada fraude, o beneficiário poderá ser obrigado a devolver os valores recebidos indevidamente.

O governo comunicará os beneficiários principalmente pelo aplicativo Meu INSS, por isso é fundamental manter o app instalado, atualizado e consultar regularmente as mensagens e notificações.

Também é possível buscar informações pelo telefone 135 ou diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para evitar surpresas, fique atento aos prazos e documentos necessários para a biometria e a atualização do CadÚnico.

Além disso, entidades que defendem os direitos dos beneficiários pedem maior acessibilidade para idosos que enfrentam dificuldades de deslocamento, o que deverá ser aprimorado nos próximos meses.

Rodrigo Campos

Rodrigo é jornalista, formado desde 2012, especializado em Comunicação e Semiótica e atuou em grandes veículos de imprensa digital, Rádio e TV no interior de SP. Escreve e produz conteúdo com foco em mídias digitais desde 2019.

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